Acadêmicos Verde e Rosa é a grande campeã do carnaval de São Leopoldo

04/03/2024

A sintonia dos ritmistas, a cadência da bateria, as luxuosas fantasias, alegorias e adereços, com a afinação dos puxadores do samba-enredo, garantiram a Acadêmicos Verde e Rosa o título inédito de grande campeã do carnaval do bicentenário de São Leopoldo e 200 anos da imigração alemã, tema do desfile das escolas. A escola recebeu 219,3 pontos da comissão de jurados e é campeã pela primeira vez do carnaval leopoldense (a escola teve outros 9 títulos com o nome de Acadêmicos do Rio Branco). A Imperadores do Sul ficou em segundo lugar com 219,1 pontos e a Leões da Feitoria, na terceira colocação, somando 218,1 pontos, Alambique Leopoldense em quarto com 217,1 e Estação Primeira de São Léo em quinto, totalizando 214,8 pontos. 

Com transmissão ao vivo da Rádio + Independência em conjunto com o Site Berlinda e a Vale TV,  seis escolas de samba desfilaram na noite de sábado e madrugada de domingo (3), na avenida Dom João Becker, a Passarela do Samba Tom Astral. Cerca de 15 mil pessoas foram à avenida para assistir ao desfile e torcer por suas agremiações. 

A Verde e Rosa do bairro Rio Branco foi a terceira escola a desfilar e trouxe como tema-enredo "São Leopoldo em Verde e Rosa, nas águas da miscigenação”. A escola mesclou as homenagens ao bicentenário da cidade e da imigração alemã, mas também exaltando em sua letra as religiões de matriz africana, também muito importante na construção cultural de São Leopoldo. Ao todo, foram 11 alas, 2 alegorias, 1 tripé e 350 componentes em seu desfile. 

Na Passarela do Samba Tom Astral passaram Alambique Leopoldense, Estação Primeira de São Léo, Acadêmicos Verde e Rosa, Leões da Feitoria e Imperadores do Sul. A Império do Sol foi a segunda escola de samba a desfilar na avenida como convidada. 

A escola não disputou o título do carnaval leopoldense por participar do desfile de carnaval de Porto Alegre, onde foi campeã da Série Prata e subiu para a elite, mesmo assim foi avaliada pelos jurados. A escola concorre com as outras cinco agremiações a premiação dos quesitos, como o estandarte de ouro, melhor bateria, samba-enredo, casal de mestre-sala e porta-bandeira, etc. A entrega dos prêmios será no dia 17 de março, na sede da Império do Sol, bairro São Miguel. 

Os 33 jurados avaliaram os seguintes quesitos: bateria, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, samba-enredo, fantasia, enredo, alegorias e adereços, comissão de frente, casal de passistas, estandarte e evolução. 

"O carnaval foi um sucesso, tivemos aqui mais de 15 mil pessoas, sem nenhuma incidência de violência, o que demonstra da população em fazer uma confraternização de alegria, com um espetáculo das escolas de samba. Fizemos o maior carnaval de São Leopoldo dos últimos tempos, não tenho dúvida nenhuma pelo resultado dele e pelo que ele ofereceu, pelo público e a vitória coletiva que construímos ao fazer esse carnaval", disse Marcel Frison, secretário de Cultura e Relações Internacionais (Secult).

A corte do Carnaval formada pelo rei Momo, Luan Fernandes, a rainha Vanelise da Silva, primeira princesa Marla Deber Selenti e segunda princesa Thayná Brito, mais a Miss Universo Trans Luanna Isabelly, abriram os desfiles das escolas na avenida. As soberanas da São Leopoldo Fest, rainha Mariana Brandolt, a primeira princesa, Jéssica Gomes, a segunda princesa, Chaiane Pipper Alves, e a Oma Amália Sauter também estiveram presentes prestigiando o desfile.

Ficha Técnica da Grande Campeã:

Nome: Acadêmicos Verde e Rosa

Data de fundação: 13/11/2017

Cores: Verde e Rosa

Símbolo: Trevo de Quatro Folhas

Presidente: Lisiane Ferreira Miranda

Diretora de carnaval: Malu Teixeira

Diretor de bateria: Leonardo

Intérprete: Lu Astral

Carnavalesco: Jesse Brandão

Número de componentes: 350

Alas: 11

Alegorias: 2 e 1 tripé

Tema-enredo: "São Leopoldo em Verde e Rosa nas Águas da Miscigenação"

Compositores: Rafael Tubino e Diego Bodão.

Confira o tema-enredo da Campeã:

 

ORAYEYE OXUM... ORAYEYE!

VERDE E ROSA É TRADIÇÃO!

ORAYEYE MAMÃE... ORAYEYE

LÁ VEM O TREVO DO MEU CORAÇÃO!

Quando as águas da esperança

Encontram a luz de Iemanjá

Navego meu destino, minha herança

Desaguando em meu sonhar

Entre lutas e revoltas

Eu fiz a revolução

Vi o colonizador e a miscigenação

Trabalhei de sol a sol por prosperidade

Foi neste rio que encontrei felicidade

 SÃO AS ÁGUAS DA VIDA... ÁGUAS DE FÉ

MAREJANDO MEU OLHAR... AXÉ!

FONTE DA EXISTÊNCIA, ESSÊNCIA DE VIVER!

MATA NOSSA SEDE DE VENCER!

  Então, o tempo passou...

SEMAE tudo transformou...

Água mais pura, espelho da alma...

Borbulha o futuro em ondas calmas

Combustível da vida, tem que preservar

Vem cair na folia...

"São Leopoldo Fest" contagia

No bicentenário vou festejar

Essa terra é meu lugar!

O Carnaval 2024 foi uma realização da Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) e apoio do Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

  Foto e texto: Lisandro Lorenzoni – Jornalista MTb. 12.480 | Scom/PMSL

 

› Compartilhe

LEIA TAMBÉM

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.